Quem somos

domingo, 21 de agosto de 2011

A Visita dos Primos


No princípio do mês, tivemos o prazer de ter connosco durante alguns dias, que nos pareceram curtos, os primos Maria e António Calheiros de Azevedo.
Além da boa companhia que nos fizeram, trouxeram consigo a alegria contagiante da Maria, que mesmo em momentos de maior fragilidade física, mantém um senso de humor incomparável, e o engenho e disponibilidade do António, excelente cozinheiro e bom conhecedor de especialidades gourmet.
Com estes ingredientes, não se podia pedir mais. Graças a eles, sem sairmos de casa, sentimo-nos em férias e conhecemos e apreciámos algumas especialidades gastronómicas, que o António preparava num abrir e fechar de olhos, sempre bem disposto, revelando dotes invejáveis, sobretudo para quem, como eu, se sente um pouco cansada e sem imaginação para preparar as refeições.
Nesses dias tínhamos hóspedes no hotelzinho. Também eles tiveram ocasião de partilhar connosco alguns desses momentos, saboreando o pão caseiro, cozido aqui mesmo, os enchidos da região, assados na brasa, as belas saladas de tomate e de alface, agradavelmente coloridas com ervinhas de sabor mediterrânico, os biqueirões do Algarve bem envinagrados, o rabo de boi estufado em vinho tinto, acompanhado de abóboras e de grão, a sopa de beldroegas com queijos e ovos escalfados, a tarte de legumes feita com natas de aveia e especiarias, os morangos silvestres e a nossa sobremesa habitual de gelado com figos em calda.
O vinho não foi esquecido e do frisante branco aos tintos, fizemos diversas provas, tendo concluído pela excelência de alguns deles.
Os almoços, servidos numa mesa ao ar livre, à sombra dos pinheiros e não longe da piscina, eram habitualmente observados pelo olhar atento e expectante dos gatos, na esperança de que alguma coisa sobrasse para eles, saturados que estão da sua comida habitual.
Desta temporada de agradável convívio e refeições saudáveis, preparadas sobretudo com legumes provenientes da agricultura biológica, segue-se uma breve reportagem fotográfica que eu fui buscar ao álbum que a prima Maria criou, com o sugestivo título de “Dias de Paz na Casa da Caldeira”.
E, à laia de nota, para quem quiser passar uns dias na Casa da Caldeira, fica também a esperança de que a sua estadia coincida com uma visita do primo António Calheiros de Azevedo. Isso é que era sorte!








1 comentário:

  1. Foi o olhar dos bichos que me fez pousar aqui para dizer à Ana que lhe agradeço ter-me mostrado o seu lugar bonito, onde se respira qualidade de vida. Qualidade de vida, tão rara cada vez mais. O amor pelas coisas da natureza, pessoas e bichos, espaços. Porque qualidade de vida não é só viagens, casa aquecida e comida na mesa, é partilha de amizades e sabores.

    Obrigada e parabéns pelo blog, está óptimo.
    Ah, e vou experimentar o seu «crumble»!
    Um abraço

    ResponderEliminar